• (62) 3371-4287
  • (62)9 9801-1000
  • (62)9 9954-9169

Hà mais de 35 anos proporcionando um ecoturismo de qualidade!

Serra Dourada

A natureza exuberante em vida, cores e formas! No Balneário e Clube Santo Antônio você tem o prazer de se deslumbrar com essa serra, através do ecoturismo!

Parque Estadual Serra Dourada

O Parque Estadual da Serra Dourada está localizado nos municípios de Goiás, Buriti de Goiás e Mossâmedes. Com uma área de aproximadamente 35.000 hectares, o Parque Estadual da Serra Dourada é o segundo maior parque do Estado, possuindo vários atrativos e pontos de beleza cênica como cachoeiras, afloramentos rochosos e diversidade de cobertura vegetal e faunística, constituindo-se como um verdadeiro patrimônio ecológico para o Estado de Goiás. Próximo às esculturas de pedras fica o vale de Areia, onde há rochas de diversas tonalidades que, quando trituradas, viram areia de diferentes cores. É essa areia que a artista plástica Goiandira do Couto usava para fazer os seus quadros.

Uma área de grande importância ambiental e propícia para o desenvolvimento de atividades ligadas ao ecoturismo e de educação ambiental.

História

No ano de 1997, a secretaria municipal de Meio Ambiente já defendia a criação do Parque Estadual da Serra Dourada. Nesta época não se conseguiu a criação do parque, mas por outro lado, em 1998 foi criada uma APA – Área de Proteção Ambiental, com 16.851 hectares que ia da estrada de Goiânia (GO) para a Cidade de Goiás, onde cruzava a Serra Dourada até o rio dos Índios. Sua área foi ampliada no ano de 2000 e toda a região de entorno da cidade (área urbana, nascentes do Rio Vermelho e distritos históricos em volta da antiga capital de Goiás), foram incluídos.

Em 2003 O Parque Estadual da Serra Dourada foi criado pelo governo do estado de Goiás através do Decreto Nº 5.768, de 5 de junho de 2003. Totalizaram-se 35 mil hectares de uma unidade de conservação da categoria de uso sustentável, criada por decreto estadual e sob responsabilidade da Agência Ambiental do Estado de Goiás.

A cidade de Goiás é circundada pela APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra Dourada. Nela há nascentes de rios, córregos de águas cristalinas e pequenas quedas de água.

Muitas reuniões foram realizadas, sugerindo que todas as áreas já estruturadas, que estão afastadas das nascentes e da Serra Dourada, ficassem de fora do Parque Estadual. Algumas mudanças então foram realizadas, diminuindo para 16 mil hectares, compensando a diferença com regiões de morros improdutivos com a presença da fauna e flora próximos a Cidade de Goiás, oficializando o tamanho proposto em junho 2003.

Para as áreas já povoadas, os órgãos competentes repassaram a responsabilidade de preservação para os proprietários. Dessa forma, mesmo não pertencendo mais a área de preservação do estado, a preservação do Parque Estadual Serra Dourada se tornou uma responsabilidade de todos.